Windows 7 agiliza tarefas gráficas

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Muitos gostam de medir a performance gráfica usando benchmarks 3D (programas que simulam o uso da placa de vídeo com jogos), mas nem todos os usuários do Windows gostam de jogar. E mesmo aqueles que passam horas e horas jogando também passam muito tempo lidando com a interface 2D do sistema operacional.
Por essa razão, os engenheiros de software da Microsoft dedicaram um bom tempo para deixar o Windows 7 o mais rápido possível. Além disso, o Windows lida com uma grande variedade de hardware, e tudo precisa funcionar perfeitamente. Em um artigo no blog Engineering Windows 7, a equipe do Windows também revelou algumas mudanças feitas no sistema gráfico.
Entre os problemas que usuários enfrentavam em versões anteriores ao Windows 7 estavam pequenas pausas ou até mesmo travamentos. Usando dados coletados através de testes, a Microsoft analisou milhares de relatórios onde os testadores experimentavam pequenos travamentos que duravam de 100 milissegundos até alguns segundos.


Método usado pelo Windows Vista para renderizar os elementos gráficos

"Os tipos de problemas variavam desde um antivírus bloqueando o acesso ao disco para todos os programas enquanto atualizava suas definições até um aplicativo acessando a rede a partir de uma thread da interface gráfica", explicou Ameet Chitre, gerente de programa da divisão Microsoft Desktop Graphics.
A Microsoft descobriu que uma grande parte dos "travamentos" vinham de diversos aplicativos que esperavam que os outros terminassem de usar o GDI (Graphics Device Interface; um dos principais componentes gráficos do Windows).
No Windows Vista, um único aplicativo poderia "travar" o subsistema GDI criando um gargalo, ficando ainda mais complicado se houvessem outros aplicativos esperando para acessar o subsistema gráfico depois dele. Isto foi modificado no Windows 7.


Método usado pelo Windows 7 para renderizar os elementos gráficos

"Para solucionar o problema, foi preciso recriar o mecanismo interno através do qual os aplicativos podem fazer a renderização dos elementos gráficos ao mesmo tempo", disse Chitre. A mudança na arquitetura adiciona uma pequena sobrecarga quando um único aplicativo está acessando o GDI, mas em um ambiente multitarefa isso vale a pena.
Este trabalho resultou em uma melhor performance em máquinas com CPUs que tenham mais de um núcleo, e houve uma visível redução no tempo de resposta. Sem a simultaneidade do GDI no Windows 7, a renderização dos aplicativos é limitada à performance de um só núcleo da CPU.


Taxa de quadros por segundo de cada janela de aplicativo em um
computador com processador com quatro núcleos

Mudanças como estas são apreciadas por todos os usuários do Windows, principalmente por aqueles que não acharam a performance do Windows Vista muito boa. E o melhor de tudo é que não é necessário criar novos drivers para as placas de vídeo se beneficiarem dessa novidade, pois ele suportará qualquer driver WDDM 1.0 (driver para placas de vídeo introduzido com o Windows Vista). A conclusão é que quem utilizar o Windows 7 com placas de vídeos com drivers específicos para o Windows Vista ou o próprio Windows 7, notará que o Windows trabalha mais rápido com as janelas e demais elementos gráficos.

Matéria publicada no site Msn Tecnologia - Baboo.

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