Disco holográfico de 500 GB

.

GE anuncia disco holográfico com 500 GB
27/04/2009

Acha que Blu-ray tem muita capacidade de armazenamento? Comparar o Blu-ray com este novo disco micro-holográfico da General Electric (GE) é como comparar um CD com o finado disquete.
O disco micro-holográfico tem as mesmas dimensões físicas de um DVD comum (diâmetro e espessura) e pode armazenar até 500 GB de dados, o equivalente a 100 DVDs.
No início, os discos serão usados principalmente em sistemas de arquivamento, mas a empresa também acredita que eventualmente eles também serão usados no mercado doméstico. Os discos Blu-ray atuais, que são usados para filmes em alta definição e jogos, podem armazenar "só" 25 GB e 50 GB.


Blu-ray? Que nada! Se quiser alta capacidade mesmo fique
com os novos discos micro-holográficos da GE

Este novo disco tem a capacidade de armazenar dados em três dimensões, enquanto que os atuais DVD e discos de alta definição Blu-Ray são simplesmente gravados em duas dimensões.
Mas como o novo sistema se apresenta num formato similar, os leitores que puderem ler o novo disco GE também poderão ser usados para a leitura de DVDs ou Blu-Rays, afirma a GE.
"É um avanço enorme", enfatizou Brian Lawrence, pesquisador da GE que dirigiu estes trabalhos. "O dia de podermos colocar toda uma coleção de filmes de alta definição em um único disco, gravando formatos de alta resolução como a televisão em 3D está mais próximo do que se pensa", acrescentou em um comunicado.
A descoberta é o resultado de seis anos de trabalhos. Por ora, o disco holográfico da GE permite armazenar 500 gigabytes, contra 5 GB do DVD clássico e 25 GB de um disco Blu Ray. O objetivo a longo prazo é chegar aos 1.000 GB.
A princípio, GE, que já não está diretamente presente no mercado da eletrônica para o grande público, destina sua descoberta para funções profissionais de armazenamento, antes de oferecê-los aos consumidores.
A GE não deu uma data para o lançamento deste novo produto, mas New York Times estima que será em 2011 ou 2012.

Matérias publicadas nos sites Msn Tecnologia e Último Segundo do IG.

0 comentários:

Postar um comentário

Respeito o próximo.